sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Uma visão de impressionar




Cleysson Mendes



Está imagem foi retirada do seguinte link
 http://jornalismodebolso.blogspot.com/2010/09/queimadas-destroem-vegetacao-
Um fato vem de certa forma, preocupando a vizinhança no meu bairro são as queimadas que ocorrem em um morro que fica a poucos metros da minha casa e que, principalmente, no verão vem sofrendo com a imprudência da consciência humana. Nesse período seco, os focos das queimadas aumentam simultaneamente, pondo em risco a vida de muitas pessoas que moram nas proximidades do morro.
Alguns meses atrás, uma pessoa desconhecida ateou fogo no morro, perto de uma escola que fica em sua base, colocando  assim em perigo a vida de centenas de alunos que estudavam no momento da queimada. O fogo se espalhou rapidamente, os bombeiros foram chamados e depois de muito tempo e com bastante esforço, conseguiram controlar as chamas.
No dia seguinte, o morro estava completamente devastado e várias espécies de animais e aves morreram. Muitos vizinhos, assim como eu, ficaram tristes com a crueldade feita ao nosso companheiro de todos os dias. Ele era belo, cheio de árvores, animais, aves etc.Em que inúmeras vezes eu e muitas outras pessoas do bairro subíamos até o topo dele, simplesmente, para admirar a fantástica vista que nos dava da nossa querida cidade.

No fim da tarde o espetáculo da natureza era mais fascinante, as folhas de suas belas árvores balançavam suavemente com o vento que sempre vinha na exata hora em que o sol nos dá uma pausa do seu magnífico brilho, dando-lhe um descanso que ele realmente merecia.

Hoje ele está lá quieto no mesmo lugar, porém já não é mais como antes, mas continua ali, sempre lutando contra a imprudência do ser humano, para quando, quem sabe, voltar a ser como antes, trazer muitas felicidades para mim e todos do meu bairro. Quando esse dia chegar, vou convidar muitas pessoas para subir até seu topo e apreciar a visão impressionante que ele nos proporciona da nossa cidade.

Escola: EEEM Irmã Dulce
Aluno: Cleysson Manoel Martins Mendes
Série/Turma: 1º ano M1TR07



38 comentários:

  1. Obrigado pelo elogio!Vc também escreve textos maravilhosos,digno de um aluno nota 10.

    ResponderExcluir
  2. Bravo Cleysson!

    Você tem um talento todo especial com as palavras. Você escreve corretamente do ponto de vista gramatical e tem um estilo interessante. Aperfeiçoe cada vez mais essa habilidade e continue nos brindando com belos textos.
    Quanto a mim sempre estarei de portas abertas para você. Estarei sempre pronta para ouvir qualquer história que tenha a me contar.
    Com carinho,
    Professora,
    Janaina

    ResponderExcluir
  3. Obrigado professora Janaína.A senhora que nos ensinou a escrever textos excelentes,devo muito a você por nos ensinar a dominar as palavras e ampliar cada vez mais o nosso conhecimento!Suas palavras me inspiram a sempre continuar melhorando.

    ResponderExcluir
  4. Olá Cleysson!
    Bravo!
    Adorei seu texto está Maravilhoso,pois está a tocar em um assunto muito falado nos últimos tempos que é as queimadas e a poluição que o ser humano vem a fazer em nosso planeta.Você fez essa crônica de um modo tão emocionante, que eu fiquei muito comovido com sua história gostei bastante da parte em que você diz "No fim da tarde o espetáculo da natureza era mais fascinante, as folhas de suas belas árvores balançavam suavemente com o vento que sempre vinha na exata hora em que o sol nos dá uma pausa do seu magnífico brilho, dando-lhe um descanso que ele realmente merecia".
    Ah mim convida quando o morro voltar ser como era antes, eu quero ir lá ver a visão de impressionar.
    Abraços de seu amigo Rauge Lima

    ResponderExcluir
  5. Olá Rauge!
    Obrigado pelo seu comentário e pelos seus elogios ao meu texto.Os seus textos também são espetaculares.E é claro que você não vai perder essa oportunidade,você vai ser a primeira pessoa da nossa turma a admirar essa fantástica visão.
    Abraços do seu amigo Cleysson Mendes.

    ResponderExcluir
  6. Pois é Cleysson é isso que tem acontecido nos nossos dias, a imprudência humana tem devastado o mundo e o que há nele, espero que um dia a humanidade possa se conscientizar e ajudar a melhorar o mundo.

    Sara Belfot Araújo
    Série: 1 ano Turma: M1TRO7
    EEEM Irmã Dulce

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Cleysson,

    O texto além de expressar sentimentos relata também uma verdade que vem acontecendo cada vez mais no nosso município. Ele também comprova que te m gente consciente de que a natureza é muito importante. Se mais pessoas pensassem assim, a vida seria bem melhor.

    Claudioval Celestino da Silva
    Série: 1 ano Turma: M1TRO7
    EEEM Irmã Dulce

    ResponderExcluir
  8. Excelente Cleysson,

    Seu texto mostrar um fato sério que está acontecendo em Parauapebas.

    Jardel Moreira da Silva
    Paulo HenriqueS. Jesus
    paulohenrique3810@hotmail.com
    Série: 1 ano Turma: M1TRO7
    EEEM Irmã Dulce

    ResponderExcluir
  9. Muito bom Cleysson!

    Parabéns pelo excelente texto, você sabe dar sentimento a situações “normais” do dia a dia, poucos conseguem essa façanha. Esta muito bom o texto. A combinação através de palavras conscientiza as pessoas e ao mesmo tempo fala toda a verdade sobre o que acontece em nossa cidade. É satisfatório ver que existe gente preocupada com a natureza.

    Maria Queitiane S. Sousae
    Joelma S. Silva
    Série: 1 ano Turma: M1TRO7
    EEEM Irmã Dulce

    ResponderExcluir
  10. Cleysson,

    Adoramos o texto, realmente essa é uma realidade que vem só aumentando há tempos em Parauapebas e que muitos podem evitar. Esperamos mais textos bem elaborados e com o propósito de mostrar a realidade parauapense.

    Bárbara Hellen D. Chaves
    barbaravcismusic@hotmail.com
    Tatiane S. Mendes
    taty.smendes10@gmail.com
    Série: 1 ano Turma: M1TRO7
    EEEM Irmã Dulce

    ResponderExcluir
  11. Meus parabéns Cleysson!

    Você me deixou impressionada com a forma que você se expressa com as palavras. Algum dia quer poder apreciar essa linda vista do morro. Só todos nós tivéssemos atitudes de cuidado com a vida o mundo seria bem melhor.

    Raynara S. Silva
    Janaina de Sousa Reis.
    Série: 1 ano Turma: M1TRO7
    EEEM Irmã Dulce

    ResponderExcluir
  12. Cleysson,

    Você usar muito bem as palavras dando a elas sentimentos. Seu texto mostra a realidade do nosso município. Aqui muitas pessoas desrespeitam a natureza e pela falta de consciência acabam prejudicando a natureza, não só ela como também os seres humanos.

    Sara Raylane Barbosa
    saraylane@hotmail.com
    Série: 1 ano Turma: M1TRO7
    EEEM Irmã Dulce

    ResponderExcluir
  13. Cleysson parabéns!

    Você é um ótimo escritor que a cada dia vem inovando, não só nas palavras, mas também nas idéias. O seu texto nos faz refletir sobre a questão do meio ambiente. É muito bom saber que você também se preocupa com a natureza, pois hoje em dia poucas pessoas param para pensar neste assunto. Continue assim e sempre que precisar conte conosco.

    Eslândia M. Aquino
    Karine Erveny C. P. Melo
    Série: 1 ano Turma: M1TRO7
    EEEM Irmã Dulce

    ResponderExcluir
  14. Cleysson,

    Adoramos seu texto ficamos muito emocionadas com ele. Infelizmente as queimadas estão se tornando cada vez mais presentes e nosso cotidiano.

    Lauriane de Oliveira Silva
    Wany Silva Correia
    Série: 1 ano Turma: M1TRO7
    EEEM Irmã Dulce

    ResponderExcluir
  15. Adoramos Cleysson!

    Você sabe usar as palavras escreve corretamente. Seria bom se as pessoas se conscientizassem que as queimadas fazem muito mal para toda a população. Se cada um fizesse sua parte Parauapebas seria bem melhor.

    Leidimarea Lopes Pinto
    leiidy.loopes@yahoo.com.br
    Francisco Marques dos Santos
    Série: 1 ano Turma: M1TRO7
    EEEM Irmã Dulce

    ResponderExcluir
  16. Bravo Cleysson!

    Você como sempre vem nos surpreendendo com textos sobre a cidade de Parauapebas. Amei!

    Gláucia de Cássia Aquino
    glaucia_saga@hotmail.com
    Série: 1 ano Turma: M1TRO7
    EEEM Irmã Dulce

    ResponderExcluir
  17. E isso ai Cleysson!

    Continue assim , nos encantando com seus belos textos que nos despertou um grande interesse de cuidar de nossa fauna e flora que muitas vezes passam despeprcebida entre nós. Espero que seu texto desperte o mesmo interesse dos demais para cuidar do meio ambiente.

    Hanna Cristina S. Sousa
    hanna100juizo@gmail.com
    Eduardo O. Silva
    eduardooliveirapbs@gmail.com
    Série: 1 ano Turma: M1TRO7
    EEEM Irmã Dulce

    ResponderExcluir
  18. Obrigado Sara Belfot pelo seu comentário.É isso mesmo que você disse, o ser humano precisa urgentemente se conscientizar em preservar o meio ambiente antes que seja tarde de mais.

    ResponderExcluir
  19. Obrigado Claudioval!
    Você tem toda razão.Se muitas pessoas se importassem mais com a natureza, o mundo seria completamente diferente da realidade que ele está passando.

    ResponderExcluir
  20. Obrigado Paulo Henrique e Jardel pelo comentário de vocês.Vocês acertaram, eu criei esse texto principalmente para expressar um dos problemas que Parauapebas vem sofrendo.

    ResponderExcluir
  21. Obrigado Maria Queitiane e Joelma!

    Obrigado pelos elogios, isso me faz a querer continuar sempre melhorar a cada dia.O que eu queria é que mais pessoas se importassem com a natureza para tornar o mundo muito melhor.

    ResponderExcluir
  22. Bárbara e Tatiane,

    Eu agradeço por vocês terem gostado do meu texto e também se preocuparem com esse fato que ultimamente vem ocorrendo em Parauapebas.

    ResponderExcluir
  23. Obrigado Raynara e Janaina pelo comentário.Concerteza vocês irão apreciar essa maravilhosa vista.

    ResponderExcluir
  24. Obrigado Sara Raylane.Você esta completamente certa, a falta de consciência do ser humano prejudica tanto a natureza como a si próprio.

    ResponderExcluir
  25. Eslândia e Karine,

    Muito obrigado pela sua sinceridade.A maioria das pessoas não ligam para o que está acontecendo com a natureza e muito menos se isso vai prejudica-lo.

    ResponderExcluir
  26. Lauriane e Wany,

    Obrigado por vocês adorado meu texto.Nesses últimos tempos as queimadas veio sendo um dos principais problemas do Brasil.

    ResponderExcluir
  27. Leidimarea e Francisco Marques,

    Vocês estão certos, se a população de Parauapebas se conscientizassem, a cidade seria muito melhor.

    ResponderExcluir
  28. Hanna e Eduardo,

    Obrigado por esse texto ter despertado em vocês a vontade de ajudar a fauna e flora e espero concerteza que desperte essa vontade em muitas outras pessoas.

    ResponderExcluir
  29. Olá Cleysson!

    Eu tenho orgulho de poder dizer que estudo com você na mesma sala, nossa! Seu texto esta espetacular. Você tem um jeitinho todo especial de usar as palavras. Não esqueça de me convidar para apreciar esse belo morro. Irei amar!

    Natalia Cristian M. Lima
    natysoudemais@gmail.com
    Série: 1 ano Turma: M1TRO7
    EEEM Irmã Dulce

    ResponderExcluir
  30. Adorei Cleysson!

    Apesar de não te conhecer muito bem, admiro o seu jeito de se expressar, suas palavras me comoveram e me fez entender que temos que dar valor a tudo que a natureza nos proporciona.

    Beijos!
    Patrícia Regina N. Lima
    Série: 1 ano Turma: M1TRO7
    EEEM Irmã Dulce

    ResponderExcluir
  31. Cleysson,

    Você é um ótimo garoto. Nós nunca pensamos que você fosse inteligente assim.

    Eudna A. Freitas Pereira
    Cheila de J. Medeiros
    Série: 1 ano Turma: M1TRO7
    EEEM Irmã Dulce

    ResponderExcluir
  32. Cleysson,

    Gostamos muito do seu texto, às vezes as pessoas não valorizam a natureza que esta ao seu redor e acabam destruindo o que se tem dde mais bonito no mundo. Elas não tem sensibilidade de ver que a natureza é ma arte que nos surpreende a cada dia.

    Érica Tuanna S. Silva
    Juliene da S. Leite
    Série: 1 ano Turma: M1TRO7
    EEEM Irmã Dulce

    ResponderExcluir
  33. Cleysson,

    Deus lhe deu um grande dom que é o de escrever ótimos textos, que você aperfeiçoe cada dia mais.

    Wanderson Chagas da Silveira
    chagas.174@hotmail.com
    Maicon Wanderson da S. Silva
    cristiano_maicon@hotmail.com
    Série: 1 ano Turma: M1TRO7
    EEEM Irmã Dulce

    ResponderExcluir
  34. Obrigado Natalia,

    Também tenho orgulho de estudar com você, pois você é uma pessoa muito especial e é claro que você não irá deixar de ver essa vista incrível!

    ResponderExcluir
  35. Patrícia,

    Obrigado pelo seu comentário.Você tem a plena razão, a natureza nos proporciona milhares de coisas boas, mas nós não sabemos utiliza-las adequadamente sem prejudica-la.

    ResponderExcluir
  36. Obrigado Eudna e Cheila pelo comentário de vocês, vocês também são umas ótimas pessoas.Voltem sempre!

    ResponderExcluir
  37. Érica e Juliene,

    Obrigado pelo comentário de vocês.É verdade, a natureza vem sendo destruída muito rapidamente pelo homem que não se sensibiliza de que precisamos dela para viver.

    ResponderExcluir
  38. Wanderson e Maicon,

    Obrigado pelo comentário, pelo elogio e pela força que vocês me desejam para que eu possa sempre continuar melhorando.

    ResponderExcluir